Benefícios do brócolis


O brócolis pertence à família das brassicaceae e tem uma composição semelhante à das couves-de-Bruxelas, embora menos calóricas e com menor mineralização. Destaca-se por seu conteúdo de vitamina A, na forma de beta-caroteno, vitamina C e folatos, e minerais como o ferro, potássio e fósforo, mas o mais importante é a presença de fitoquímicos, que fazem dele um excelente alimento-medicamento.

É um dos alimentos que mais propriedades possui para se defender do câncer, cujas propriedades se devem à presença de glucosalinatos, os quais são muito benéficos para o organismo. Este fitoquímico, impede o crescimento de células tumorais precancerous.A vitamina a, decorrente dos beta-caroteno tem uma função antioxidante, por isso também previne doenças degenerativas, como o câncer. Também contém vitamina C, mas no processo de cozimento, se perde mais de 60% e 20% , se você cozinhar ao vapor.
Além de prevenir o câncer por propriedades antioxidantes, elas também detoxify o corpo em geral, pelo que consumir brócolis, incentiva a atividade do fígado e purifica o sangue de toxinas, cujas melhorias podem ser vistas no estado da pele. Consumir três porções semanais, ajudam a pele, unhas e cabelo ficar mais saudável e evitar doenças, que provocam queda de cabelo, acne, rugas e manchas, entre outros.
O brócolis também conta com capacidade para a prevenção de infecções, já que, graças aos seus componentes, como a vitamina a e a C, potencializam o sistema imunológico e previnem doenças do aparelho respiratório e digestivo. Contém ferro, por isso é um alimento indicado para pessoas com anemia, grávidas, em período de amamentação, ou aquelas que sofrem de períodos menstruais abundantes.
É muito rico em magnésio, apropriado para o bom funcionamento dos nervos e dos músculos, mantém regular o batimento do coração e faz com que o sangue se mantenha suave, evita o stress, a aterosclerose e a arritmia cardíaca. Participa da síntese de proteínas e no metabolismo dos carboidratos. É rico em potássio, que ajuda a regular os níveis de sódio, o que evita a retenção de líquidos, obesidade e hipertención. Contém glutationa, por isso é adequado para incluir na dieta de pessoas com artrite.
Pela sua riqueza em cálcio, é adequado para mulheres com osteoporose, menopausa, crianças em fase de crescimento, as pessoas que sofrem de insônia e de fumadores, pela sua riqueza em mente, previne doenças cardíacas. Possui grandes quantidades de vitamina B e é ideal para combater a prisão de ventre e o hipertireoidismo.

Imagem de: nutridieta

About the Author