As melhores ilusões ópticas do ano

Aqui estão as melhores ilusões de ótica de acordo com a Sociedade de Ciências da Visão.
Há pouco falávamos da descoberta de movimentos oculares microscópicos chamados microsacadas— que são críticos para a visão normal e desempenham um importante papel na percepção do movimento e as ilusões ópticas. Hoje apresentamos a seleção do 5º Concurso Anual de ilusões ópticas convocado pela Sociedade de Ciências da Visão.

O primeiro prémio foi para Arthur Shapiro, Zhong-Lin Lu, Emily Knight e Robert Ennis aqueles que criaram esta ilusão baseada na descida de uma bola. Se você olhar para a bola que desce, vai parecer que o faz em linha reta. Mas se fixa seus olhos na bola azul à direita, parece que descreve uma curva em descida. Clique no ícone Franquia, para ver como um círculo de bolas parece girar em um sentido, se você olhar fixo e o outro se olhar no centro do mesmo.

O segundo prêmio foi para Yuval Barkan e Hedva Spitzer, da Universidade de Tel-Aviv, Israel. O objetivo desta ilusão é que primeiro escolher a cor do fundo. Em seguida, deve-olhe fixo para o ponto que a paloma tem no centro e quando começar a voar (e desaparece com o fundo de cor), parece que o interior da pomba é colorido como o fundo acabado.

O terceiro prémio coube a Richard Russell, da Universidade de Harvard. Esta ilusão demonstra quão importante é o contraste na hora de determinar o sexo de uma pessoa. A imagem é do mesmo rosto, só que a primeira lhe foi aplicado um grande contraste para que pareça feminino e a segunda não tem contraste e aparência mais masculina.

About the Author